Como tirar o passaporte brasileiro

Com o aumento das viagens internacionais tirar ou mesmo renovar o passaporte tem sido cada vez mais uma maratona! Vão aqui algumas dicas para ajudar você a tirar o seu sem muito stress (maiores informações você acha na página da Polícia Federal).

PASSO 1:
A primeira coisa a fazer é separar bem direitinho a documentação necessária. Pensando em passaporte comum brasileiro você vai precisar:

  1. Para maiores de 12 anos:  Documento de Identidade (RG, carteira funcional, passaporte brasileiro anterior, CNH ou carteira de trabalho em bom estado de conservação e com data de expedição recente), lembrando que caso você tenha alterado o seu nome em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de casamento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es). Caso tenha sido mudança de nome por decisão judicial você deve também apresentar, além do documento de identidade, a certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es).
    Para menores de 12 anos:  a Certidão de Nascimento substitui o documento de identidade.
  2. Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição. Serve também a justificativa ou então uma declaração da Justiça Eleitoral de que você está quite com as suas obrigações eleitorais (para quem é de SP você pode emitir aqui).
  3. Para os rapazes, comprovante da quitação com o serviço militar obrigatório a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  4. Para os naturalizados, certificado de naturalização.
  5. Comprovante bancário do pagamento da GRU (esse boleto é gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet) constando o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso.
  6. Passaporte anterior (quando houver e estando válido ou não). Caso você não apresente esse documento, por quaisquer motivos, será obrigado a pagar a taxa em dobro. Caso você tenha tido o seu passaporte anterior furtado ou roubado será preciso preencher o Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.
  7. Para maiores de 18 anos: CPF do próprio requerente (caso não tenha esse número no documento de identidade que você apresentou).
    Para menores de 18 anos: CPF de um genitor ou do responsável.

PASSO 2:
De posse de todos esses documentos você vai agora solicitar a emissão do seu documento de viagem e em seguida emitir o boleto a ser pago. Preencha com cuidado o formulário e em caso de dúvidas você pode ligar 194 ou pode encaminhar um e-mail para eles. Na última aba você vai escolher o posto da Polícia Federal em que você vai fazer o seu documento de viagem. No caso de Campinas são dois postos a disposição:


Infelizmente os dois com agendamentos bem concorridos. Após essa fase será emitida a GRU.


PASSO 3:

De posse da GRU e atento a data de pagamento você deve quitá-la. Eu paguei a minha via internet banking e imprimi o comprovante. Não tive problemas.
Caso você seja ressabiado não custa ir até um agência e pagar na boca do caixa. Isso garante que vai estar tudo certinho!

PASSO 4:

Depois de ter pago a GRU você já está habilitado a fazer o seu agendamento.
Não se assuste com datas a perder de vista. Você pode entrar diariamente neste link e consultar se estão disponíveis novas datas. Geralmente no final do dia são liberados novos horários dependendo da disponibilidade dos agentes da polícia.

PASSO 5:

No dia agendado compareça no posto escolhido da Polícia Federal em posse de toda a documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento (portanto passe um perfuminho e prepare aquele sorriso!). Recomendo chegar um pouquinho antes lá… e ter paciência. Você agendou o seu horário juntamente com mais X pessoas que também estão ali para fazer ou renovar o passaporte. Provavelmente você vai ter que esperar além do previsto (lembre-se, você está no Brasil e por aqui horário marcado não é a coisa mais sagrada do mundo).
Depois que você for chamado na mesa do policial todo o procedimento é muito rápido e eficiente.

PASSO 6:

Mais ou menos uma semana depois o seu passaporte estará confeccionado e à sua disposição. Porém confira sempre pelo site e se possível dê alguns dias de sobra antes de ir buscar. Aconteceu comigo de estar mostrando como disponível no site e o passaporte não ter chegado no posto da Polícia Federal.

Prontinho! Você já está habilitado a desbravar novas fronteiras! =D

Bom, caso você tenha dúvidas nesse tortuoso caminho eu posso tentar te ajudar! Caso você tenha dicas, poxa, demorô! Manda pra cá!

Anúncios

4 respostas em “Como tirar o passaporte brasileiro

  1. Pingback: Porta passaporte | Baú de Artes

  2. Pingback: Super dicas para sua viagem – Antes de sair de casa « De viagem em viagem…

  3. Pingback: Porta passaporte « Baú de Artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s