Voando de um modo mais confortável

Tá bom, tá bom: voar confortável é voar de primeira classe! 😀
Mas para os pobres de bolsos e ricos de ideia a impossibilidade de pagar algumas várias doletas a mais não são impedimento para tentar transformar aquela poltroninha chinfrim da classe econômica em algo menos sofrível. Algumas dicas podem ajudar a você a diminuir o stress e o cansaço antes, durante e após o voo.

Ainda em casa…

O primeiro passo pra uma viagem tranquila é verificar se você está portando toda a documentação necessária para o embarque. Eu costumo ter neuras de verificar 5 mil vezes se o passaporte está comigo!!!
DICA: arrume um porta documentos (de preferência transparente) em que você possa reunir os principais itens da sua viagem: passaporte, ticket de embarque, endereço do hotel, seguro viagem e o telefone de alguém no destino (pode ser do hotel, de um amigo, de um taxista recomendado). Não se esqueça também dos seus remédios de uso contínuo ou necessários durante o voo.

Não se esqueça de etiquetar todas as suas malas com o endereço em que você estará hospedado na cidade  de destino além de uma forma de contato (e-mail, telefone, fax…), coloque também com o seu endereço residencial e telefone no Brasil. Além das etiquetas eu recomendo colocar no interior de cada uma das malas a mesma identificação em uma folha de papel maior, assim caso a etiqueta se desprenda a companhia aérea poderá ainda assim te localizar. Não se esqueça de colocar cadeado em todas as malas que for despachar e atenção caso o seu destino seja os EUA: use apenas cadeados aprovados pela TSA (quando você comprar o cadeado essa informação estará marcada na embalagem e no próprio produto). Esqueça aqueles cadeados baratinhos que você viu na loja de R$1,99… ninguém quer ver sua mala destruída no destino final por conta de uma economia meia boca… DICA: Remova todas as antigas etiquetas de aeroportos ou mesmo de identificação que a sua mala possa ter. Isso evita confusão e a possibilidade de engano no envio da bagagem.

Chegando em Calgary depois de 15h de viagem

Use roupas confortáveis. Mesmo que você esteja viajando a negócios ou para encontrar o seu amor, lembre-se primeiro do seu conforto. Evite a todo custo as botas: elas são odiadas pelo pessoal do raio X de qualquer país. Provavelmente vão te fazer tirar a bota e ficar de meias em pleno aeroporto! Um mico desnecessário né?
Uma boa dica é levar uma muda de roupa na mala de mão e antes de passar por qualquer outro lugar você pode se trocar  no toilete do aeroporto da cidade de destino. Cuidado apenas para não fazer isso durante as conexões e acabar perdendo o seu voo. Cuidado também com o limite de frascos de 100ml para líquidos e géis. Não deixe de levar pelo menos um perfuminho mas se for preciso troque de embalagem.
DICA:
Para trechos acima de 15h ou caso você tenha já algum problema de circulação eu recomendo as meias de média compressão. Elas são um terror para vestir mas aliviam muito o cansaço das pernas e evitam os pés inchados após uma longa jornada.

A caminho do aeroporto…

Nos trechos nacionais chegar uma hora antes no aeroporto é mais do que suficiente!  Já para viagens internacionais o recomendado é chegar pelo menos 2 horas antes. Minha dica: antecipe-se! O check-in costuma começar antes e você pode evitar filas e aborrecimentos se chegar logo no comecinho! Assim sobra mais tempo para você garantir aquele livro e ainda fazer uma boquinha antes de embarcar. Ou ainda evita aquela correria de última hora ao banheiro antes de ser obrigada ao usar o banheiro do avião.  A outra vantagem é que a tendência é que o pessoal do raio X, receita federal etc estarem menos estressados atrasados e te atenderem bem melhor do que no meio da muvuca.

Verifique se existe algum item proibido na sua bagagem de mão. Geralmente as companhias aéreas fornecem em seu site a lista de itens não permitidos. Essa é a hora para ver também se todos os seus líquidos e géis estão em frascos menores que 100ml (lembre-se que não adianta aparecer com um vidro maior e com apenas um pouquinho de produto… o que vale é o tamanho do frasco). Coloque todos juntos dentro de um pacote, tipo “Ziplock” transparente.  Não se esqueça de levar um hidratante pois o ar dentro do avião é muito seco.

Ao chegar no aeroporto…

Longa espera no balcão da Emirates em Seul

A primeira coisa a fazer é procurar o balcão da sua companhia aérea e despachar as malas. Assim você ficará livre e tranquilo para andar, fazer compras ou mesmo ir ao banheiro sem a preocupação de estar carregando malas.  Será mais fácil também se precisar tomar alguma providência quanto a declaração de valores (embora eu recomende fortemente que seus itens de valor, quando possível, sejam levados em sua bagagem de mão) ou pagar franquia pelo excedente de bagagem. Para tanto reforço que é preciso se antecipar e chegar logo no começo da abertura do check-in. Costuma funcionar, mas as vezes tudo isso falha… como na foto ao lado… mas é bom fazer a sua parte!

Procure logo o seu portão de embarque. Localize-o e depois sinta-se livre para fazer o que quiser. O importante é manter-se próximo ao portão de embarque pelo menos uns 10 minutos antes do horário marcado no seu ticket.

Nunca aceite carregar objetos de pessoas desconhecidas no aeroporto ou a bordo do avião. Não preciso nem dizer o porquê né? A chances de se meter em problema são muito altas!

Realidade

Sonho...

Durante o voo…

Você tem alguma alergia a AAS (aspirina)? Caso contrário tome cerca de 250 mg (meio comprimido do tamanho adulto) um pouco antes da partida. A aspirina inibe o processo de formação de coágulos sanguíneos e é útil no combate a famosa “Síndrome da Classe Econômica”.

Se você tem facilidade para dormir durante o voo, escolha a janela. Ninguém irá te incomodar para passar pra lá e pra cá. Mas lembre-se que é bom dar uma voltinha para esticar os músculos durante a viagem. Para os mais altos recomendo o corredor.

Caso você costume enjoar durante o voo procure sentar-se na região das asas da aeronave e evite ingerir alimentos líquidos, como caldos e sopas, durante a viagem. Particularmente eu prefiro já tomar um remedinho antes de começar a sofrer.

Antes de embarcar compre uma garrafinha de água. Chamar a aeromoça toda vez que você sentir sede não costuma ser eficiente e nem divertido (nem pra você nem pra ela). Por conta da cabine ser bem seca a chance do seu corpo desidratar-se aumenta.

Evite o consumo de álcool durante a viagem. O álcool tem seu efeito potencializado pela altitude e além de aumentar o grau de desidratação do corpo pode prejudicar a recuperação do jet lag.

Procure se divertir com a estação de entretenimento que a companhia aérea te oferece.  Colocar a sua lista de filmes em dia costuma ser uma boa saída pra conseguir fazer o tempo passar mais rápido e de uma forma menos dolorosa!

Não fique olhando a toda hora o mapinha com o percurso que o avião está percorrendo. A minha última experiência aérea foi de 23h30 de voo divididos em um de 14h30 e outro de 9h… não ajudou em nada torcer para que o avião acelerasse um pouquinho e ainda me deixou super ansiosa!

Na chegada…

Passe no toilete e dê uma arrumada no visual! Ninguém merece chegar em um lugar novo com o desodorante vencido ou com a cara de quem ficou horas e horas a fio sem esticar as pernas… Isso vai te dar motivação para recuperar-se logo da maratona!

Quando a retirar sua bagagem na esteira, repare se houve algum dano na mala, e em caso positivo comunique o fato imediatamente ao funcionário responsável da companhia aérea. Geralmente os balcões das empresas, ficam logo em frente às esteiras. Não saia da sala de desembarque sem comunicar o fato antes à companhia aérea.

Anúncios

Uma resposta em “Voando de um modo mais confortável

  1. Pingback: Super dicas para sua viagem – Aeroporto, conexões e aviões « De viagem em viagem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s