Descendo de barril as Cataratas do Niagara (Niagara Falls)

E quem foi que nunca quis repetir a experiência dos desenhos do Pica Pau?!

Já que estava em Toronto por alguns dias resolvi dar um “pulinho” até Niagara Falls (são apenas 111km de distância o que dá mais ou menos uma hora de carro). As cataratas tem um volume total de 2.832 m3, o que as tornam a maior catarata em volume da América do Norte. A catarata canadense – Horseshoe Falls – tem forma de ferradura e mede 670 metros de largura e 57 de altura. Já a americana é bem menor.  Dizem as más línguas que o melhor lado para visitar as quedas é o lado canadense! Eu não pude comparar com o lado americano mas ouvi muitos locais confirmarem esses “boatos”.

Pra fazer esse passeio você tem a disposição diversas agências de turismo. Têm para todos os gostos e  bolsos também. Algumas incluem passeio de helicóptero (se o seu bolso permitir, faça!), outras refeições chiquetésimas em restaurantes badalados da cidade (no alto da torre Skylon) e outras garantem o básico: visita às vinícolas da região, passeio em Niagara on the Lake (imperdível!), parada no Niagara Park e finalmente Niagara Falls incluindo ingresso para o passeio de barco Maid of the Mist (obrigatório!). Eu fui pela NiagaraTours (foram bem pontuais e eficientes).

DICA: Reserve um dia ensolarado para a sua visita! E esteja preparado também para as mudanças de temperatura… apesar de ser perceptível que Niagara Falls é mais quentinho que Toronto tudo pode mudar em questão de segundos! Principalmente quando você está próximo às quedas d’água. Vá com um sapato bem confortável também: a cidade fica em uma imensa ladeira!

No meu caso a experiência foi ainda melhor por poder ver todas as cores do outono (meados de Outubro) nas árvores ao longo da estrada. Isso deu um charme romântico à viagem (uma pena eu estar viajando sozinha e ter que ver a todo momento vários casais aproveitando a atmosfera de amor da estação S2). Era possível ver os famosos plátanos vermelhos por todos os lugares contrastando com algumas árvores ainda verdinhas e outras ainda no degradê entre o amarelo e o laranja. Um espetáculo de cores particularmente digno das pinceladas de Monet. Como estávamos em grupo pequeno, 6 pessoas, foi possível ir em um carro pequeno e com possibilidade de parar para admirar a belíssima vista ao som de um empolgadíssimo ítalo-canadense como guia o.O

Em ordem cronológica do passeio temos:

Vinícolas de Niagara on the Lake:  Principalmente por conta das condições climáticas ideais essa é a região famosa pelo famoso Icewine, ou vinho do gelo, longamente fermentado e feito de uvas congeladas colhidas em pleno inverno. Ao chegar nas vinícolas em geral são apresentados os vinhos tinto, branco e o de sobremesa. Particularmente eu comprei uma garrafa de vinho tinto (que eu não achei nada demais, perdendo inclusive para o sabor e o aroma dos vinhos nacionais, mas que eu precisava reavaliar para ter certeza – e tive) e uma de Icewine (que ainda não foi degustada!).  DICA: Caso você não esteja muito seguro de comprar os vinhos nestas vinícolas e depois ter que carregar durante o passeio (ou deixar no ônibus) você pode encontrar no free shop do aeroporto de Toronto vários rótulos (e você pode embarcar com essas garrafas super bem embaladas como bagagem de mão).

Niagara on the Lake: Essa é uma das cidades mais xuxus que eu já visitei! A cidade fica à beira do Rio Niágara e do Lago Ontário e seus quase 14mil habitantes vive basicamente do turismo. Entre os anos de 1792 e 1796, Niagara-on-the-Lake serviu como a capital da colônia inglesa do Canadá Superior.  Toda essa importância histórica trouxe um charme extra para as ruas da cidade: a todo momento você pode fazer um relaxante passeio em uma belíssima carruagem pelos pontos de destaqie da cidade que costuma ser bem movimentada pelos turistas nos finais de semana, feriados e no verão.  DICA: Os passeios de um dia para Niagara on the Lake geralmente não ficam mais de 1 hora parados na cidade. Caso seja possível reserve uns 2dias para conhecer bem a cidade e os vinhedos da região.

Niagara Falls: Depois de atravessar o belíssimo Niagara Park por uma estrada incrível chegamos em Niagara Falls! E ainda estacionando o carro cá de longe já é possível escutar o barulho das quedas d’água! A cidade tem dois pontos fortes: as quedas d’água (obviamente!) e a própria cidade em si com seus cassinos, restaurantes, lojas e “playcenters” ladeira acima.
DICA:
gerencie bem o seu tempo dependendo da quantidade de horas que seu passeio for durar. Como a cidade fica em uma colina íngreme o deslocamento de um lugar para o outro pode levar mais tempo que o previsto!
Comecei explorando as cataratas pelo Maid of the Mist (passeio obrigatório como já descrito) onde um barquinho vai carregado de turistas vestindo capas de chuva azul até beeeeem pertinho das quedas. Não há a menor chance de você sair seco (claro, se você ficar na parte de fora do barco onde as coisas são bem mais divertidas!).

Em seguida comecei a visita ladeira acima na cidade. Divertidíssimo! Muitas lojas pitorescas com fachadas igualmente pitorescas! Aproveite pra achar aquele presentinho e aquelas lembrancinhas de viagem.  De quebra, para quem não tem medo, passeio na roda gigante com uma belíssima vista. Eu confesso que morro de medo de roda gigante e apenas conversei com alguns corajosos que foram…
Não deixe de visitar também (já na parte plana próxima à ponte que divide o Canada dos EUA) a loja da Hershey’s e também da Coca Cola.  Existe um Planet Hollywood também, mas estava fechado no dia em que fui 😦

Ao fim do dia caminho de volta para Toronto.  Muito cansaço nas pernas de subir e descer ladeiras mas muitas imagens inesquecíveis na memória! Trânsito básico na volta que foi ideal pra tirar uma soneca e me preparar pra volta pro Brasil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s