Bate e volta no fim de semana – São Carlos – SP

São Carlos, no interior de SP (231km da capital) mora no meu coração por diversas razões. De alguma forma engraçada a vida sempre me leva pra lá quando é hora de diminuir o ritmo e respirar para voltar de forma tranquila à rotina..

A cidade tem vocação universitária: abriga o campus da USP, da UFSCAR e do IFSP, além de outras duas instituições de ensino superior particulares, o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) e as Faculdades Integradas de São Carlos (FADISC).  Com isso posso dizer que é um lugar que tende a ser muito barato: refeições, hospedagem, passeios… tudo baseado no orçamento estudantil! Fica como dica gastronômica de baixo custo os lanches do “Quase Dois” e o sorvete da “Sorve Suco” ambos na Av. São Carlos na região central da cidade.

Eu diria que um dos maiores atrativos aos visitantes de “Sanca” fica por conta do recém reinaugurado Museu da Tam. São mais de 20.000 m2 de área abrigando mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo.  Lá você também vai encontrar simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM. Divertido é pouco pra descrever a visita por lá.  O fim da visita é uma atração a parte: a lojinha de souvenirs é um paraíso a parte! Ai ai, reserve uns trocados pois é de enlouquecer!

Dias e horários de funcionamento:

De quarta a domingo, das 10h às 16h.
Entradas permitidas somente até às 15h.

Endereço:

Rodovia SP 318, km249,5 – Água Vermelha
São Carlos SP – CEP 13578-000

DICA: reserve pelo menos duas horas para fazer toda a visita com calma e não se esqueça dos sapatos confortáveis: é enorme a área a percorrer!

Além do museu, a cidade conta ainda com o Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Viana” que conta com 94 espécies totalizando 650 animais. O parque vem especializando-se na criação de cativeiro de animais ameaçados de extinção. E melhor? De graça!  DICA: Não deixe de passar pelo casal de ursos de óculos que acabaram de completar as Bodas de Quartzo Rosa!  São14 anos juntos!

Os destaques arquitetônicos da cidade ficam por conta da Catedral de São Carlos Borromeu com uma cúpula com mais de 70 metros de altura e 30 metros de diâmetro (réplica tupiniquim da Basílica de São Pedro no Vaticano) e do Colégio São Carlos fundado há mais de cem anos pelas missionárias francesas:Irmã Saint Bernard e Irmã Saint Odilon.

Caso ainda lhe sobre mais algumas horas na cidade não deixe de ir até o alto do Shopping São Carlos, perto do Parque Faber, para assistir um belíssimo por do sol! =D


A região em torno de Sanca também é bem rica em opções de passeios. Brotas, Itirapina, Dourados reúnem o que há de melhor no turismo ecológico, de aventura e radical. Dá pra fazer o fim de semana ser bem especial e ainda sim econômico. Mais dicas econômicas nos próximos posts!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s