Cervejaria Colorado – Ribeirão Preto

Vamos começar esse post com um copo bem saboroso e gelado de cerveja das boas: um brinde a Colorado! Fundada em 1995 a Cervejaria Colorado mantém viva a antiga tradição cervejeira da cidade de Ribeirão Preto oferecendo qualidade a um preço bem justo! Tradicionalmente são produzidas os quatro tipos de cerveja: a Indica, uma cerveja escura índia Pale Ale; a Cauim, uma pilsen clara com mandioca adicionada em sua composição; a Demoiselle, homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto, que trouxe para a cerveja escura o aroma e o sabor do café; e por último o carro chefe da casa e também a mais vendida: a deliciosa Appia, com adição de Mel de Laranjeira na cerveja clara do tipo weiss.Por sorte nossa visitação à fábrica aconteceu dias antes de ser lançada no mercado a edição mais que especial da Ithaca, uma cerveja imperial stout de 10,5% de teor alcoólico, que inicialmente tinha sido batizada como Vintage Black Rapadura e por problemas no ministério da agricultura preciso ser rebatizada pois o nome vintage não era aceito. Vai entender… O fato é que presenciar toda essa cadeia produtiva ali ao vivo me fez admirar ainda mais as cervejas da colorado.

A visita pode ser agendada pelo telefone (16) 3441-5090 e vale cada  minutinho do seu tempo. Antigamente podia-se comprar o voucher pela loja virtual deles… mas parece que o site está passando por reformulação e não estão mais vendendo on-line. 😦 Deve custar cerca de R$ 30,00 por pessoa e dá direito a uma completa degustação ao final do passeio juntamente com o mestre cervejeiro. Vale também a dica de experimentar a índica diretamente do tonel… uma sensação única de frescor e qualidade!

A visita também serve como uma gigantesca aula de química e biologia: fermenta daqui, esquenta de cá, descansa um tempinho acolá e ao final, tchanammmmm, temos o líquido preciso alí nos tonéis! A minha maior dúvida ficou em torno do famoso lupulo: como pode um trem tããão amargo e tããão ruim gerar uma cerveja tão boa?! Haja reações químicas viu… E tudo isso explicado com a maior paciência, humildade e entendimento que é inerente a um mestre cervejeiro de primeira como é o Sr. Laércio Shiya, o primeiro mestre cervejeiro japonês que eu conheço!

Para os (ou melhor as…) mais apaixonados(as) por compras vale a pena passar na loja da Colorado ao final da visita: copos, bolachas, cervejas, camisetas e uma imensa variedade de produtos com o ursinho cute cute estampado!  Pra fechar o dia e não ficar restrito ao populoso e famoso Pinguim de Ribeirão Preto passe pelo Cervejarium afim de degustar um pouco mais as delícias da Colorado e mais de 80 tipos de cerveja do mundo inteiro!

DICA: Se beber, NÃO dirija. Logo… arrume um hotel bem perto dos bares para que você possa curtir essa visita à Ribeirão em todos os sentidos! =D

Anúncios

2 respostas em “Cervejaria Colorado – Ribeirão Preto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s