Seguro saúde internacional. Por que eu preciso de um?

Na hora de planejar um roteiro todo mundo lembra de comprar alguns guias, de ajeitar e limpar aquela mala bacana, de renovar o passaporte, de fazer planos, contabilizar despesas…  e muitas vezes a gente se esquece de um dos itens mais importantes pra quem quer uma viagem inesquecível por motivos e lembranças boas: o seguro saúde!  Logicamente ninguém quer que nada de mau aconteça: nada de acidentes, de uma dor de dente ou de uma cirurgia fora de hora.  Masssssss é melhor estar preparado caso no meio da sua viagem romântica e inesquecível algo der errado.  Apenas pra servir como referência (e um motivo a mais pra você lembrar de incluir essa despesa nos seus preparativos) uma simples restauração dentária pode custar facilmente $200,00 no Canada. :S

Alguns cartões de crédito oferecem seguro saúde quando as passagens de ida e volta são compradas através deles. Fique atento! Ligue na administradora do cartão e pergunte tudo e mais um pouco sobre como você aciona a seguradora em caso de necessidade no exterior. Procure saber quais são as cidades que oferecem cobertura e qual o tipo de atendimento que oferecem.  Importante salientar que esses seguros em geral só cobrem o titular e em algumas operadoras cônjuges e filhos solteiros até 23 anos e o tempo de viagem também é limitado (fique atento às letras miúdas do contrato e os benefícios oferecidos pelas diferentes bandeiras). Para quem vai para a Europa também é necessário, além de ativar o seguro junto ao atendimento da administradora, solicitar o envio do certificado de Schengen (obrigatório nos países da Europa) para ser apresentado ao departamento de imigração, caso seja solicitado. DICA: Caso você esteja pagando as passagens com VISA Platinum você pode solicitar a certificado aqui. No caso da Mastercard será preciso, via telefone, contactar a administradora do cartão solicitando o certificado – que deverá ser enviado por e-mail em até 24h.  O The Platinum Card, da American Express, oferece o benefício mesmo que as passagens não tenham sido compradas através dele. A solicitação também deve ser feita através da central de atendimento que promete enviar em até 24h o certificado por viajante.

Se o seu destino inclui Cabo Verde, Chile, Grécia, Itália, e Portugal é importante saber que segurados da previdência social brasileira tem direito a atendimento médico gratuito nestes países.  Mas antes de embarcar é preciso fazer o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), um documento que permite utilizar a rede pública de saúde nestes países durante um ano.  É possível emitir o certificado nos endereços listados aqui.

Para os demais destinos ou para quem não quer um seguro atrelado ao cartão de crédito existem os mais diversos tipos de seguro saúde: os que incluem esportes de inverno, para os da melhor idade, para os que vão ficar bastante tempo… Tudo vai depender da necessidade e do bolso:

Intercare
A CI oferece esse seguro e você pode fazer a simulação aqui. Fique atento aos itens excluídos da cobertura. Particularmente até hoje foi o que sempre me ofereceu melhor custo/benefício.

Travel Ace
Há algum tempo era comercializado em parceria com a Intercare. Oferece simulação on line.

ISIS – Assistência Médica Internacional
Geralmente trabalha em parceria com o STB e você pode fazer a simulação aqui. Possui 3 tipos diferentes de planos.

Assist Card
Oferecida pela Experimento é um seguro não tão famoso no mercado mas oferece cobertura focada nas viagens acima de 4 semanas. Exclui menores de 14 e pessoas acima de 55 anos.

E não se esqueça de procurar referências dessas empresas antes de comprar o seguro. Procurei colocar empresas conhecidas e respeitadas em que pelo menos algum amigo tenha também recomendado.  Mas de toda forma recomendo que todo o cuidado seja tomado!

No fim espero sinceramente que você nunca precise usar o seguro! Mas se não tiver outra forma procure se organizar e guardar todas as notas e números de protocolo dos atendimentos.  Muitos deles funcionam através de reembolso e ter o controle dessas notas será fundamental. DICA MASTER TOP SUPER: essa dica me foi passada durante a  minha primeira viagem internacional pela Sandra da Central de Intercâmbio de Campinas e até hoje repasso para todos que posso: descobriu que precisa de atendimento médico ou odontológico? Antes de qualquer coisa, eu disse QUALQUER COISA, ligue para a seguradora e se informe como você deve proceder. Ela já viu casos de pessoas que não conseguiram ter suas consultas reembolsadas pelo simples fato de não terem procurado uma clínica credenciada pela seguradora. Outra vantagem de ligar é que eles podem inclusive já solicitar o táxi para te levar até lá ou disponibilizar um médico para te acompanhar até o hospital indicado por eles.

Anúncios

2 respostas em “Seguro saúde internacional. Por que eu preciso de um?

  1. Pingback: Para onde? | De viagem em viagem…

  2. Pingback: Super dicas para sua viagem – Antes de sair de casa « De viagem em viagem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s