O Rio de Janeiro continua lindo

E cada vez mais lindo! Rio de Janeiro é um destino de amor (muito amor) ou ódio. Caso esteja pensando em incluí-lo na lista dos próximos roteiros a cumprir lembre-se que planejamento e bom humor fazem parte OBRIGATÓRIA da bagagem de mão. Particularmente tive uma ótima impressão da cidade e fui muito bem recebida pelos cariocas. Meu roteiro incluiu vários trajetos usando ônibus de linha e muita sola de sapato (com Google Maps tudo é possível e fácil)!

Algumas das hospedagens mais econômicas (e limpinhas!) ficam para o lado de Santa Tereza, um charmoso bairro surgido no século XVIII nos arredores do convento do Morro do Desterro e que até os dias de hoje conserva grande parte da história e da arquitetura carioca daquele tempo. Muitas casas por ali, cujos donos são artistas e escritores, oferecem aluguel de quartos e camas a preços bem camaradas (o famoso B&B). O bairro também é bem boemio e oferece diversas opções aos mais animados!  DICA: Fiquei hospedada na Casa Mango Mango, bem no começo da ladeira principal do bairro. Recomendo pelo tamanho dos quartos, vista do quarto e pelo atendimento. Mas atenção, caso você queira também ficar por aqui: treine um pouquinho o seu inglês pois a proprietária costuma ainda se embolar em meio ao português. A comida oferecida pelo B&B é simples porém deliciosa! Então se bater aquela preguicinha pode confiar nas  massas com um incrível molho preparado na hora!

Existem também  alguns albergues bem cotados na cidade e alguns inclusive localizados na zona Sul, o que facilita o deslocamento caso o seu objetivo seja pegar uma praia também. Sinceramente meus poucos dias no RJ não me permitiram conhecer a fundo as praias e sim fazer um passeio geral por onde os turistas e poucos cariocas costumam gastar o seu tempo. DICA: Se você é descolado, bem orientado e não tem frescuras use e abuse do sistema público de transporte. Não é uma maravilha, tem seus grandes defeitos, mas de modo geral fora dos horários de pico cobre bem a cidade. É bem mais barato e seguro do que eu imaginava (porém atenção e cuidado nunca é demais) e com ajuda do Google Maps é possível traçar roteiro para todos os pontos da cidade sem grandes dificuldades.

O roteiro começou pela região do Jardim Botânico, Parque Lage e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Nesta visita prepare os sentidos para muitos estímulos e os pés para muita caminhada! Desses três espetaculares lugares, caso você precise escolher entre eles, recomendo fortemente a visita com mais tempo ao Jardim Botânico e seu famoso caminho à sombra de palmeiras imperiais de onde se avista o Cristo Redentor. Com um cenário lindo e romântico desses dando sopa pela cidade, é bem comum encontrar vários casais apaixonados sendo retratados para os álbuns de casamento! No orquidário se prepare para segurar o queixo: a variedade é imensa e o aroma de enlouquecer! Não deixe de dar uma passadinha para visitar as curiosas plantas carnívoras!

Aproveitando a relativa proximidade a próxima visita foi ao famoso Cristo Redentor. Logo ao chegar na base do Cristo você pode escolher a forma que deseja subir:  você pode ir de carro, existem várias vans e taxis oferencendo o passeio ou ainda subir usando o Trem do Corcovado.  O passeio de trenzinho é bem caro mas vale a pena (R$36,00 por pessoa na época) por ter uma vista espetacular da cidade maravilhosa.  Ainda é possível ouvir um sambinha e sentir vergonha alheia pela falta de samba no pé de alguns… Para chegar até o topo leva cerca de 20 minutos e você pode usar o mesmo bilhete para voltar (lembre-se de guardá-lo muito bem!).  E aí… sem comentários. Não existe como não se emocionar ao presenciar o Cristo de braços abertos sobre a Guanabara.  Acho que até pra quem não é lá muito religioso não custa respirar um pouco da paz e da segurança que traz o fato de ter um Pai daquele tamanho ao seu lado.  Aproveite cada pedacinho único da vista e não se estresse com a quantidade de gente tirando e posando para fotos. Apesar de lotado (em plena segunda feira da baixa temporada) as pessoas em geral se distribuem bem ao logo do espaço, sem muita muvuca ou sensação de insegurança. DICA: Atenção com o seu equipamento fotográfico tá? Tem muito turista, e não são apenas os gringos, passeando com lindas reflex no pescoço. Mas nem por isso você precisa se expor também a esse perigo. Discrição e atenção novamente não faz mal pra ninguém.

No finzinho da tarde ainda deu tempo de fechar o dia na Tradicional, famosa, glamourosa e centenária Confeitaria Colombo no centro da cidade. A bancada de doces é de babar!!! Não se encabule e passe horas escolhendo a delícia que você vai experimentar enquanto sente toda a atmosfera desse patrimônio artístico e histórico da cidade maravilhosa. No andar de cima encontra-se um belíssimo (e também caríssimo!) buffet para atender os gostos mais refinados. No salão de cima é possível observar cada detalhe da decoração e arquitetura enquanto se delicia com um muito bem montado e servido buffet.

O passeio no Pão de Açúcar é outro que é absolutamente imperdível para quem quer dizer realmente que visitou o RJ. Pra dizer bem a verdade o passeio começa aos pés do morro, visitando a charmosa e pequena Praia Vermelha perto da entrada do bondinho. De areia fofa e águas calmas é daquele tipo de praia que eu colocaria meu guarda-sol e ficaria o resto do dia!  Bom, mas pra essa visita pretensiosa de 3 dias ao Rio não há tempo a perder! Subida de bondinho comprada (aqui novamente o preço é bem abusivo R$ 53,00 por pessoa) não há como ficar com medo: o bondinho hoje é um meio de transporte muito seguro, moderno além de muito bem conservado. A subida até o morro da Urca (primeira parada) é bem tranquila e dá pra aproveitar bem a vista ao redor. É de impressionar a infraestrutura oferecida ao turista aqui: praça de alimentação, joalheria (oi?!) e lojinhas tornam a visita ainda mais divertida.

Agora… divertido MESMO é o passeio de helicóptero oferecido logo que você chega ao morro. :S Não sou de me impressionar com esse tipo de passeio mas confesso: foi CARO, porém inesquecível e deslumbrante. Dependendo do percurso que você escolher vão ser os 7,10, 15, 20 minutos de um dos cenários impressionantes do mundo.  Mesmo que você não faça o passeio de helicóptero ainda falta subir do Morro da Urca para o famoso Pão de Açúcar! Mais um trecho de bondinho e voalá: a deslumbrante Baia de Guanabara está aos seus pés sendo elogiada nos mais diversos idiomas que você possa imaginar: eu particularmente mal ouvi português lá em cima :S

E depois de muito subir e descer, fotografar, filmar e me encantar logicamente bateu aquela fominha! Aproveitando as indicações acabamos a tarde nos empanturrando com as D E L I C I O S A S empadas do tradicional Bar Urca,  longe uns 2km do morro da Urca e bem pertinho da entrada do Forte São João. DICA: para se passar por um carioca legítimo nada de ir lá pras mesinhas frescamente localizadas no andar de cima do boteco: peça no balcão e acomode-se na muretinha logo que se atravessa a rua. A vista e o zum-zum-zum são incríveis!

E para o último dia a exploração foi da região próxima ao hotel.  Alguns dos patrimônios artísticos, históricos e culturais mais importantes do RJ estão em Santa Tereza. Entre eles eu destacaria o belíssimo Centro Cultural Parque das Ruínas, antiga casa da dama da elegância  e mecenas carioca Laurinda Santos Lobo e as escadarias do convento de Santa Tereza com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica e azulejos provenientes de todas as partes do mundo, uma homenagem do artista plástico Selarón ao povo brasileiro. DICA: guarde o seu folego para a subida interminááááável dessas escadas e termine a tarde vendo um belíssimo por do sol do alto do mirante do parque das ruínas! Os passeios pelas ruas do bairro também são um capítulo a parte: a arquitetura é impressionante e cada paralelepípedo guarda muito significado e história dos acontecimentos do bairro.

Pra fechar com chave de ouro vai aqui a última dica: se possível decole a partir do aeroporto Santos Dumont! Além do custo de deslocamento ser muito menor (em geral) do que ir até o Galeão, nada melhor que dizer um até logo à cidade maravilhosa com uma vista incrível do Pão de Açúcar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s