Qual o seu tipo?

Viajante apaixonado é assim mesmo: se não está viajando, está montando o roteiro para a próxima viagem! Com muitas opções de roteiros, estilos e custos fica cada vez mais fácil montar o seu próprio roteiro. Lidar com dúvidas, incertezas, medos e ao mesmo tempo satisfazer sonhos, desejos e curiosidades é a missão de todo bom planejador de viagens. E mais: conseguir lidar com tudo isso sem se estressar, pirar e nem ao menos se cansar! Vamos montar um roteiro? 😉

Para começar a série de posts sobre planejamento de viagem, você vai precisar decidir que tipo de viagem você quer fazer. Eu, particularmente costumo decidir em 1o lugar que tipo de férias eu quero ter (antes mesmo de pensar no budget disponível). Sendo assim, qual é o seu tipo de viagem?

conforto (o que importa é descansar, sem stress, sem grandes deslocamentos ou aventuras, o lugar é secundário desde que você possa relaxar)

infantis (tá bem, confesso que nessa não sou muito experiente mas acredito até o fim que elas podem ser divertidas se bem programadas)


aventura
(o que importa aqui é a emoção de descobrir a cada dia uma atividade diferente, divertida e com um alto grau de emoção. Exige um preparo físico maior e o deslocamento pode ser grande e a hospedagem não precisa ter muitos confortos.

cultural (envolve um planejamento de shows, museus e lugares históricos na localidade escolhida. O maior trabalho nesse tipo de viagem está em conseguir confirmar as atrações e não sobrecarregar o dia com muita informação que pode te exaurir no primeiro dia! Importante também ver os dias em que as atrações não são exibidas para evitar frustrações.


romântica (primeiramente escolha o par adequado para esse tipo de viagem! Não vale ir para um roteiro mega romântico em companhia da sogra, do irmão mais novo ou daquele primo baladeiro. Nesse roteiro em geral a hospedagem exige um conforto maior para os pombinhos!  Algumas cidades são naturalmente mais românticas que outras. Cuidado para não confrontar objetivos e ir para um lugar super agitado em que o casal não consiga nem ao menos se curtir!)

compras (primeiramente tenha em mente que o orçamento será estourado! hehehehe Existem alguns destinos que tem como foco as compras e é preciso se preparar para andar muito, pesquisar, garimpar, procurar e carregar sempre muitas sacolas. Costuma exigir um bom preparo físico e um bom humor.  Não é todo dia que se está afim de experimentar 12 pares de sapatos, trocar 20x de calça e ainda por cima ouvir todas as recomendações de todos os tipos de vendedores!)

gastronômica (hmmmmmm! delícia!!! Nesse tipo de roteiro o foco está nas refeições e nos lugares onde elas serão degustadas! Importante lidar com reservas e com a escolha das combinações de lugares para café/almoço e jantar. O deslocamento é moderado para atingir todos os pontos levantados. Nesse caso esteja pronta pra dieta quando voltar. Nada de se privar de algo que você colocou como objetivo de viagem porque vai te custar umas semaninhas na academia!

ecológica (focada em paraísos naturais, geralmente depende de um preparo físico maior ou um deslocamento, digamos assim, mais severo! É bom saber se o destino oferece guias para facilitar o conhecimento de todas as trilhas, praias, cavernas, montanhas ou pontos de mergulho disponíveis; assim fica mais fácil não perder tempo e aumentar a garantia de divertimento!)

esportiva (geralmente é uma viagem muito focada, com algum deslocamento e a hospedagem pode ou não ser um ponto principal nesse caso. Observe a estação climática para ver se é compatível com o esporte que se deseja praticar)

Conseguiu escolher entre tantas possibilidades?

Nos próximos passos vamos começar a pensar no planejamento da viagem, os pontos importantes a se decidir e como tornar esse processo eficiente e, por que não, divertido!

Anúncios

Uma resposta em “Qual o seu tipo?

  1. Pingback: Para onde? | De viagem em viagem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s